Não tenho a menor dúvida, que nós Brasileiros, temos uma relação muito forte com a água… que somos um dos povos mais limpos e cheirosos que pude conhecer…. que acreditamos que um bom banho no fim do dia, tira qualquer “uruca” adquirida naquele dia ruim… posso citar muitos aspectos positivos, mas o que não posso deixar de compartilhar, é que não vejo os meus usando-a com consciência! Simmm somos muito gastões nesse quesito.
Na época da baixa quantidade de água nos reservatórios, e dos racionamentos, falou-se muitoooo sobre economia, e todos sentiram na pele como é ficar sem… mas sinceramente, durante minha vida toda, não vi ninguém muito preocupado com isso!
Acho que isso acontece porque temos água em abundância, então também desperdiçamos de montão! Mas água é um recurso natural que precisa de atenção especial! Passamos por muitos lugares que a única água boa que havia disponível, vinha de uma garrafa plástica… ou seja, muito mais lixo, descarte incorreto e trabalho para a natureza…. tudo isso me fez pensar fortemente sobre tudo isso!
Com tanta água boa por aqui, Porque não usá-la com mais carinho? Não custa né? Crescemos à base de água da torneira, hahaha.
Algumas ações simples de grande impacto:
1) Banhos
Seja breve, ligue e desligue o chuveiro para fazer sua higiene.
2) Escovar os dentes
Mesmo esquema, ligue e desligue a torneira mais vezes. Outra coisa, não precisa usar aquela quantidade de pasta que mostra na propaganda… a quantidade do mesmo tamanho de um grão de ervilha, já basta.
3) Louça
Nada de papo na pia, hahaha. Mesmo esquema, ligue e desligue com mais frequência a torneira…. principalmente naquele momento de ajeitar a louça no escorredor. Usar menos sabão para coisas simples, também é bem-vindo.
4) Calçada
Nem adianta ficar lavando a calçada, só pra “mostrar para os outros” como sua casa é limpa! Opte pela vassoura, mais econômico e possui o mesmo efeito de limpeza, tendo em vista que se trata de uma área externa da casa.
5) Carro
Outra item que só a gente (Brasileiro) se preocupa em manter brilhando…. se manter o interior organizado, já está ótimo. Aquelas embalagens de comida, não precisa morar no carro, rs. Quando for lavar, opte pela lavagens à seco, ou a vapor, que o gasto de água é muito menor.
6) Lavagem de roupas
O bacana é juntar uma quantidade de peças suficiente para que faça um ciclo todo da máquina de lavar… se a sua máquina tiver a opção de meio nível, é bacana validar se é realmente necessário usá-la com a capacidade máxima. Outra questão bacana de mencionar, é a frequência…. vale pensar em quantas vezes usamos esse equipamento.
Câmbio, desligo!